O tema é velho: além de ter sido usado em O CÓDIGO DA VINCI - um livro mal-escrito e plágio do começo ao fim de HOLY BLOOD, HOLY GRAIL, mas que deve dar um filme legal com Tom Hanks - é tema de muitos outros livros, mas tem alguns novos argumentos sobre a pretensa linhagem sagrada, o fato de Jesus ter sido casado - algo que a lei judaica exigia de um rabino, o que Jesus comprovadamente era, uma vez que a única fonte fora dos Evangelhos a citar Jesus é o historiador judeu Flavio Josefo, que cita a morte por crucificação, de resto pena capital reservada apenas aos inimigos do Estado ROMANO, de um certo rabino Jesus bar Levi, sendo que Levi é a palavra aramaica para Sacerdote e bar é como o vitch russoi ("filho de") - e de ter tido filho, levantando que Santiago de Compostela não é o túmulo de Tiago, o Justo, irmão de Jesus e verdadeiro primeiro papa (para a Igraja Romana, Tiago Menor, primo de Jesus), mas de Tiago, filho de Jesus, que fugiu para a Europa com Maria Madalena, sua mãe, e José de Arimatéia, seu tio avô, rico mercador judeu também citado por Josefo.
O argumento novo é sobre a Sagrada Concepção: Míriam, como descendente de Davi, era educada no Templo, e, como todas as meninas educadas no templo, deveria ser engravidada por um Sacerdote - daí Jesus Bar Levi - e ter seu casamento arranjado com outro aristocrata - José, outro rico mercador. Míriam foi engravidada pelo Sacerdote que detinha o título de GABRIEL - os nomes dos arcanjos seriam títulos sacerdotais. Se é verdade não dá pra saber, mas que é louco, é.
Fora as passagens que mostram que o casamento de Caná, onde Jesus transforma água em vinho, teria sido seu próprio casamento, o fato de Jesus ter direito ao trono de Israel por linhagem - Davi - e casamento - Maria Madalena é chamada, nos próprios Evangelhos, de Maria Betânia, outra das casas reais, esta do reino de Judá.
Quem sabe um pouco de história sabe que naquele tempo a palestina era dividida entre os reinos de Israel e de Judá...
Jesus seria então herdeiro do trono, e líder de um partido de sicários e zelotes (sicários são os "ninjas" da Palestina - sicarii é um punhal curvo - e Judas Iscariostes tem por tradução Judas, o Sicário. Zelotes são os participantes do partido nacionalista. Simão Pedro era zelote, como atesta o Evangelho de Mateus). Jesus teria sido então um aristocrata nacionalista...
Vale a pena.