Novo DVD roda em aparelhos atuais e naqueles que ainda serão lançados
da Folha Online
Um único disco poderá rodar nos aparelhos de DVD atuais e também naqueles de alta definição, que devem invadir o mercado em um futuro próximo. Essa invenção foi anunciada pelas empresas japonesas Toshiba e Memory-Tech, que colocaram na superfície do disco duas camadas --uma para ler arquivos em DVD e a outra em HD DVD.
A vantagem para os consumidores está no fato de eles não precisarem se preocupar com a compatibilidade entre seus aparelhos e os discos. Somente aqueles com equipamentos de tecnologia mais avançada, no entanto, terão o benefício de imagens com definição mais alta.
Os discos, que foram desenvolvidos em seis meses, têm camadas com capacidade de armazenamento de 4,7 GB (DVD) e 15 GB (HD DVD). As empresas não precisarão fazer investimentos adicionais para produzi-los. A novidade deve ser vendida no segundo semestre de 2005.
A tecnologia HD DVD compete com o Blu-ray (desenvolvido pela Sony) para ser o próximo padrão de DVD do mercado. As duas tecnologias usam um laser de luz azul que podem ler dados em densidades altas, permitindo armazenamento de grande quantidade de dados.