CARRO QUE CHORA

Novidades, informática e internet

Postby mends » 07 Aug 2004, 11:59

A corrida maluca da Toyota
Montadora cria o carro que
chora, expressa emoções e
abana a antena. Quer um?

Por Eduardo Pincigher

Não é raro para visitantes de salões do auto-
móvel espalhados pelos cinco continentes surpreenderem-se com os carros-conceito. Eles são criados para isso mesmo: reforçar a imagem de tecnologia da montadora com a exposição de design futurista, soluções mecânicas inusitadas e tendências revolucionárias. Nenhuma marca, entretanto, aposta nesse filão com tanto apetite como a Toyota.
A montadora nº 3 em vendas no mundo, atrás apenas de GM e Ford, deve faturar US$ 160 bilhões em 2004 (US$ 10 bilhões de lucro líquido), mas não informa quanto desse montante investe em pesquisa e desenvolvimento. Não deve ser pouco. Apenas de um ano pra cá, a marca japonesa exibiu, pelo menos, quatro pérolas automotivas capazes de instigar a imaginação de qualquer visionário no assunto: o Personal Mobility, que carrega um passageiro dentro da carroceria-cápsula, movido
a energia elétrica e pilotado através de um joystick; o Fine-N, veículo familiar com um motor elétrico em cada roda; e o modelo criado exclusivamente para o filme Minority Report, estrelado por Tom Cruise. Mas a Toyota se superou mesmo ao inventar o Pod. Alguém poderia imaginar carros dotados de anteninhas coloridas
que alertam sobre o humor do motorista? O Pod interage emocionalmente com seu dono. “Ele é capaz de identificar, através da pressão que o motorista exerce no volante, se ele está nervoso ou tranqüilo. O carro até chora”, explica Paulo
Manzano, gerente de produto da Toyota Brasil.

Por fora, o modelo, que foi desenvolvido em parceria com a Sony, emite luzes vermelhas, azuis ou verdes de acordo com o que “lê” internamente. Há também o Prius, vendido há anos nos EUA e capaz de estacionar sozinho usando sensores eletrônicos que “enxergam” o tamanho da vaga.

Em uma fase em que as montadoras tentam enxugar despesas, tornando-se pragmáticas na apresentação de carros-conceito, a Toyota deita e rola nesses protótipos. “A Toyota fixou a imagem de uma empresa que emprega alta tecno-
logia e cobra um preço barato por isso”, define Fernando Sarti, analista do setor.
Ele acredita que os concorrentes também impressionam o consumidor. “Só que
a ousadia da Toyota em desenvolver tecnologias muito avançadas, até pelo
inusitado, acaba atraindo maiores atenções.”
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."

Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")
User avatar
mends
Saidero MegaGoldMember
Saidero	MegaGoldMember
 
Posts: 5183
Joined: 15 Sep 2003, 18:45
Location: por aí

Return to Tecnologia

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests