A crise volta ao Vale do SilícioO dinheiro farto dos fundos de capital de risco está no fim para as empresas de internet que não apresentarem modelos de negócios sustentáveis - a bolha da web está estourando de novo?
Empresas como Buzznet, Six Apart, 60 Frames e Revision3 e dezenas de outras iniciantes da web terão uma vida mais difícil daqui em diante e é provável que elas sucumbam antes de se tornarem nomes conhecidos do internauta médio. Mas, para outras, como Facebook e Twitter, a realidade promete ser bastante diferente - mesmo na ausência de um claro modelo de negócios. A rede social Facebook é desde meados deste ano a maior comunidade online do mundo. Passou a rival MySpace e já conta com 120 milhões de usuários. Embora ainda ninguém saiba exatamente como o Facebook pretende justificar a valorização de 15 bilhões de dólares, poucos duvidam que a enorme massa de usuários vai se transformar em receitas cedo ou tarde. Essa é a aposta dos fundos de capital de risco e da Microsoft, que, juntos, já colocaram mais de 340 milhões de dólares na empresa. O Twitter é um caso ainda mais paradoxal. O site de microblogs, no qual os cadastrados trocam mensagens curtas, de 140 caracteres no máximo, não exibe publicidade nem cobra nada de seus usuários. Mesmo assim, inaugurou uma nova forma de comunicação eletrônica e tornou-se um dos maiores fenômenos da web dos últimos tempos, atingindo 6 milhões de usuários em outubro, crescimento de 600% em relação ao ano anterior
"Deve haver uma redução no nível de inovação das empresas de internet nos próximos tempos", diz Oliver Young, da consultoria Forrester. "As ambições dessas empresas em criar algo revolucionário na internet ficarão mais tímidas." Mas isso não significa que a criatividade dos empreendedores será afetada. Ela vai apenas mudar de alvo. O mesmo relatório que apontou queda nos investimentos de internet indica um crescimento importante nos investimentos em novas energias. O Vale do Silício continuará fértil em idéias - agora da cor verde.
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http://portalexame.abril.com.br/revista ... 04759.html)