Fiz questão de ir ver no cinema mesmo depois de ver uma versão baixada e de má qualidade. Do inglês pro dublado mudam algumas piadas. Um trocadilho perdido é o do presidente Schwazenegger que fala de
read e
lead.
Aliás, como sempre, tiram sarro de vários tipos: atores, políticos, ambientalistas... E também da censura, na parte do Bart pelado.
Outro detalhe percebido são os três ou quatro perfis de pessoas no cinema. Tem a criança pequena, o pré-adolescente (pentelho e num grupo barulhento bem do meu lado), o adulto, e o fã mais atento (que nem eu). Tem hora que um perfil de expectador ri e outro não.
Uma hora que achei graça, e parece que quase ninguém mais entendeu o porquê: quando Homer e Bart conseguem 'pular fora' da garganta de Springfield e aparece uma ambulância batida na árvore. Pois é a mesma ambulância que bateu ali na 2ª temporada, deixando as portas abrirem e fazendo o Homer, já ferido, cair uma segunda vez no abismo. Um outro detalhe que deve passar desapercebido pelas crianças é o título da pesquisa da Lisa sobre a poluição do lago: 'Uma Verdade Irritante', fazendo referência ao filme do Al Gore.
Uma das melhores cenas, pra mim, é a da loja de conveniência. Margie e Bart estão no caixa pedindo alguns itens, quando percebem que há um cartaz de 'Procurados' com a cara deles. O Bart consegue desenhar em cima do cartaz, desfigurando-os. Logo depois o caixa reconhece as pessoas do cartaz. E são exatamente como os Simpsons. Só que desfigurados exatamente como o Bart desenhou.
Enfim, o filme é como se fosse uns 4 episódios bons juntos, sem comerciais. A não ser uma sátira de comercial da Fox que passa na parte de baixo da tela.