Li não faz muito tempo o livro The Brand Gap: O abismo da marca, de Marty Neumeier. O autor trata de branding, que pode ser conceituado como o conjunto de ferramentas voltado ao gerenciamento do principal ativo intangível da empresa: a marca. A parte que achei mais interessante foram alguns testes práticos para ver se a identidade visual de uma empresa está funcionando bem. Só que os testes só funcionariam para empresas grandes e/ou bem conhecidas. Aliás, boa parte do livro parece ignorar a gestão de marcas de empresas pequenas. Então resolvi googlezar por branding para pequenas empresas. Um dos primeiros resultados é o site
http://www.smallbusinessbranding.comO primeiro artigo em que cai no site é entitulado
9 Branding Tips For Small Businesses. Até que não é ruim. Segue uma tradução resumida:
1. O design do seu logo não é tão extremamente importante. Ter um logo profissional é bom, mas dificilmente impacta nas vendas. Mais importante que gastar uma fortuna para criá-lo é incluir seu logo em toda peça de comunicação para manter a unidade.
2. Tenha um site profissional, atualizado e que reflita sua imagem de marca. Atualmente todo mundo usa a web para checar referências.
3. Blogs são bons. Conteúdo útil postado com alguma regularidade mostrará que você é conhecedor do assunto e atrairá visitas. Além disso, o blog é meio de comunicação de mão dupla, pois internautas podem responder.
4. Blogs são bons, mas não são a única ferramenta. Deve-se pensar em outras formas de espalhar sua marca como campanhas por e-mail, participação em eventos e premiações... De acordo com pesquisas, uma pessoa deve ser exposta a uma marca sete vezes antes de comprá-la. Se você não aparece, não vende.
5. Prepare um resumo corporativo conciso de uma página. Uma página deve conter um resumo do que sua empresa é, o que propõe, que "valor propõe", algum estudo de caso ou clientes atendidos e, logicamente, informações de contato. Esse material é útil como prospecto.
6. Participe em eventos de negócios locais. Mas seja mais que apenas um na multidão. Participe como apoiador ou um dos organizadores.
7. Faça o que você diz que faz. Isto é, seja consistente e cumpridor de sua palavra para fortalecer a própria marca. Ofereça uma boa experiência para seus clientes.
8. Tenha foco. Se você tenta ser bom em tudo para todos, há boas chances de que não atraia ninguém. As pessoas usualmente querem especialistas não generalistas.
9. Tenha consciência que você não controla sua marca. A imagem de sua marca é determinada pelo público. Por isso é importante manter os esforços de divulgação mas também prestar atenção ao cliente no pós venda.