Não conheço nem nunca ouvi falar do HQ original americano, mas parece interessante o tema...
Chega ao Brasil ´Guerra Civil´
Pouco mais de um ano depois de ter sido lançada nos Estados Unidos, a saga em quadrinhos Guerra Civil (Civil War) chega ao Brasil. Publicada por aqui pela Panini, a série mostra o evento que remexeu as bases do universo Marvel. Tudo a partir de uma contradição fundamental: afinal, sob os olhos da lei, o que separa um herói mascarado de um criminoso comum?
A partir da questão surge a tal guerra civil. Depois de um bando de heróis de segundo escalão devastar um bairro na costa leste dos Estados Unidos (matando centenas de pessoas), o congresso americano vota uma lei que obriga os heróis a se registrarem como funcionários do governo, assim, abrindo mão de suas identidades secretas. Nem todos aceitam a determinação. De um lado ficam os heróis pró-registro liderados pelo Homem de Ferro. De outro, aqueles a favor do anonimato heróico, tendo à frente nada menos que o Capitão América.
Mais pela idéia em si do que pela maneira como foi contada, Guerra Civil é imperdível para os fãs. O que a torna mais interessante para outros públicos é estar marcada pelo estigma de uma época em que se pergunta a definição do certo e errado e, por fim, do próprio heroísmo.
(texto completo em estadao.com.br)