Detectado o primeiro vírus para telefones móveis
Terça-feira, 15 junho de 2004 - 10:18
IDG Now!
O Kapersky Labs, desenvolvedor de soluções de segurança, detectou nesta semana o Cabir, o primeiro vírus que se propaga via redes móveis. A praga infecta aparelhos que executam o sistema operacional Symbian, mas até o momento parece não ter causado estragos.
Segundo a empresa, o autor do Cabir tem o apelido de "Vallez", pseudônimo utilizado também pelo grupo internacional de criadores de vírus 29a. O grupo é especialista em criar vírus-conceito.
Entre as criações do 29a está o Cap, primeiro vírus a causar uma epidemia global; o Stream, primeira praga a afetar sistemas alternativos em NTFS; Donut, o primeiro a atingir a plataforma .NET e o recém-descoberto Rugrat, para Windows 64 bits.
Análises preliminares do Kapersky indicam que o Cabir é transmitido em um arquivo SIS (do sistema operacional Symbian), mascarado como um arquivo de segurança Caribe Security Manager. Quando afetados, os aparelhos exibem no visor a palavra "Caribe".
O vírus penetra no sistema e será ativado todas as vezes que o aparelho for iniciado. O Cabir procura todos os números da memória do telefone utilizando tecnologia Bluetooth e envia uma cópia de si mesmo para aqueles encontrados.
Embora o vírus tenha sido concebido para atacar o sistema operacional Symbian, utilizado em muitos telefones da Nokia, o Kapersky informa que a praga pode atacar também aparelhos produzidos por outros fabricantes.