by mends » 29 Nov 2006, 08:36
Depoimento acintoso
Opa, opa. Parem as máquinas. Petista do setor de inteligência do PT acusa o ministro petista Márcio Thomaz Bastos de comandar uma Polícia Federal que tortura até... petistas! Viram só? Bem fizeram os jornalistas da Veja, que botaram a boca no trombone quando constrangidos por um delegado. Ficassem quietos, e, mesmo sem pedigree petista, corriam o risco de ficar com água pelas canelas. A acusação, vocês devem saber, foi feita hoje por Gedimar Passos durante depoimento na CPI dos Sanguessugas. A PF, claro!, diz desconhecer o assunto.
E deve desconhecer mesmo. É claro que se trata de mais uma manobra do “aloprado”. Gedimar é aquele que, num primeiro depoimento ao delegado Edmilson Bruno, afirmou obedecer ordens de Freud Godoy, o faz-tudo de Lula. Ele confirmou a acusação ao falar a um segundo delegado. Depois, na defesa que seu advogado entregou ao TSE, negou a participação de Godoy e disse ter sido constrangido por Bruno. Agora, comparece com uma nova versão: chegou a ser torturado na PF de Cuiabá. Se mercarem um novo depoimento, não duvidem, ele acrescenta um dado novo ao imbróglio. Trata-se, obviamente, de uma tática.
Quando Gedimar chegou a Cuiabá, ele já era um preso “notável” — e notório por suas ligações com o petismo. Mais do que isso: é um ex-agente da PF. A acusação beira o ridículo. Em Cuiabá, ele nada acrescentou de novo ao caso, mesmo com “água pelas canelas”. Sem água e sem nada, só na base da cara feita, entregou Godoy quando falou a Bruno.
Essa gente faz pouco caso da PF, da CPI e das leis vigentes no Brasil. Faz sentido. Afinal, há menos de duas semanas, ninguém menos do que Márcio Thomaz Bastos dizia não estar muito certo da real gravidade do caso do dossiê. Com a investigação patinando por incompetência ou desídia — ou as duas coisas —, todo depoimento é inútil. Bastos está com a palavra. Um petista diz que o petismo tem os seus porões. Acho que tem, mas não estes de que fala Gedimar.
Reinaldo Azevedo
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."
Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")