by mends » 18 Jul 2005, 10:16
acredito que sim. falei a mesma coisa pro Steven ontem, quando fui ver.
sobre o filme:
é feito por fãs, para fãs. vários gibis legais aparecem no filme, alguns inclusive com as mesmas cenas (Terremoto, Ano Um, Veneno, Cavaleiro das Trevas...). Mas não gostei de uma coisa, um furo: Gordon nunca foi guarda em Gotham. Gordon veio transferido de Chicago já como sargento, o que explica melhor o diálogo dele com o Flass no carro (que é ipsis litteris o gibi ANO UM). Quem ficou com Bruce até Alfred conseguir sua guarda foi Leslie Thompkins, uma médica amiga do pai de Bruce.
Outro furo, menos grave: na noite do assassinato, a família tinha ido ao cinema, e não na ópera, assistir A MÁSCARA DO ZORRO, por dois motivos: Bob Kane, o criador, sempre disse que se inspirou em filmes mais antigos do Zorro pra fazer o Batman. E o ator que primeiro fez Batman na Tv, em 1941 (Batman foi criado em 1938), era o mesmo ator da primeira refilmagem da Máscara.
Coias boas:
O batmóvel é o batmóvel do Cavaleiro das Trevas.
Lucius Fox e Joe Chill!! Personagens que só fã colocaria no filme.
Christian Bale é Bruce Wayne. Ponto. Espetacular. Apesar dele lembrar o Collor...
O Cabeça do Demônio (Ra's) também tá fora do contexto dos gibis, mas o personagem dos gibis não seria legal no filme. Liga das Sombras é totalmente secundário no Batman.
Michael Caine, apesar dele não se parecer com o Alfred Pennyworth dos gibis.
O segundo filme ainda não vai ter Robin, penso eu: acredito que será uma mistura dos gibis KILLING JOKE (A PIADA MORTAL) e O HOMEM QUE RI, que mostra a origem do Coringa (mas não só: ele deixa Bárbara Gordon - filha do comissa - paraplégica, com um tiro na coluna, e aprisiona o comissário num parque de diversões macabro, onde tortura o véio de maneiras horripilantes. O gibi é forte e muito bem escrito por Alan Moore), e Homem que Ri conta o primeiro confronto do Batman com o Coringa. Acho que enfiar o Robin na história é meio forçar a barra. E, sendo mesmo o Robin, sua origem não vai ser nenhuma das origens dos CINCO Robins que existem/existiram:
-o primeiro é DICK GRAYSON, filho de acrobatas ciganos que são mortos pelo chefão Zucco como pressão pro circo onde trabalham esconder drogas na caravana. Dick Grayson hoje, nos gibis, tem quase trinta anos e é conhecido como ASA NOTURNA (NIGHTWING);
-Jason Todd, foi Robin depois de passados três anos de Dick ter largado o uniforme. Era um trombadinha que foi pego, pelo Batman, roubando as calotas do Batmóvel (!!!). Ex-drogado, foi treinado pelo Batman, mas era impulsivo e nunca aceitou a "autoridade" do Morcego. Foi assassinado pelo Coringa;
-Tim Drake, hacker e geniozinho que descobriu a identidade do Morcego e pediu para ser Robin. Era o Robin até que seu pai descobriu, e o proibiu de continuar...
- Stephanie, A nova Robin, uma loira que era namorada do Tim, e conhecida como Salteadora;
- A quinta Robin é uma menina que salva o velho Batman em Cavaleiro das Trevas (pra quem não sabe, o gibi mostra a VOLTA do Batman, com mais de sessenta anos, pra combater o crime, o governo e dar uma surra no Superman).
Sobre o Batman "detetive": nos gibis, Batman é o maior criminologista do mundo - aliás, é o que ele estudou em Princeton, Ciência Forense. E o arquétipo do morcego surge dos conhecimentos de psicologia de Wayne (novamente, Batman - Ano Um), aprendidos na Universidade. Nos gibis, ele ;e tanto o detetive quanto é o Cavaleiro das Trevas, uma espécie de lenda urbana. Em Gotham, tirando alguns policiais, quase ninguém o conhece.
Um último comentário: Rachel Dawes - como já havia dito, a filha do Ceifador (Batman: ANO DOIS) - diz uma frase sobre a "verdadeira máscara" que faz um bom diálogo com o monólogo final do Bill, em KILL BILL 2. Pra quem não viu, ou não lembra, Bill começa a falar pra Noiva que, pra ele, Bill, o único super-herói que é super-herói em tempo integral é o Superman. Bruce Wayne põe uma máscara, Parker coloca máscara, mas o Super é sempre o mesmo. Eu, como a Rachel, desconcordo: Bruce Wayne não existe. É um fantoche, como ele próprio já disse quando foi preso em BRUCE WAYNE: FUGITIVO. Superman é, e sempre vai ser, um fazendeiro do Kansas, que por acaso tem poderes.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."
Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")