Será que vamos ver ainda o Brasil sair do estágio de "em desenvolvimento, volte mais tarde senhor" pra chegar em "u-hu, país desenvolvido"?
A idéia pra enquete veio da comunidade Como viveremos em 2050. Daí lembrei também de ter visto um livro falando que a CIA apontaria o Brasil como potência emergente (O Relatório da CIA, como será o mundo em 2020- Ediouro, 240 págs) que apresenta 4 cenários possíveis de acontecer: Mundo de Davos, Pax Americana, Novo Califado e Ciclo do Medo. Não li. Mas o site da terra.com.br/IstoéDinheiro tem uma nota sobre esses cenários...
Como a própria introdução de Heródoto aponta, a caricatura exagerada das estratégias originais de George W. Bush (no cenário denominado pelo relatório de "Pax Americana") e de Bill Clinton (na visão de futuro intitulada "Mundo de Davos"). Há ainda um terceiro cenário, chamado de "Novo Califado", no qual Osama Bin Laden teria papel crucial e o "Ciclo do Medo", que seria nada mais que uma resposta à multipolaridade defendida pelos franceses Hubert Védrine (ex-ministro socialista) e Dominique de Villepin (atual primeiro-ministro), como explica o jornalista-historiador Barbeiro em sua introdução. Esses dois últimos são os cenários mais pessimistas e, por que não, aqueles em que a CIA deixa mais claras as intenções estadunidenses quanto à sua política internacional. As descrições são complementadas com cartas fictícias e simulações de conversas que, se por um lado ajudam o leitor pelo tom didático, por outro pecam pelo tom um tanto quanto infantil.