...the legend.
Acabei de assistir ao ESTRANHO NO NINHO, mudo pra TV e na Band tá passando esse filmaço. Lá se foi a minha madrugada.
James Stewart é advogado almofadinha que se elege senador com a fama de ter matado Liberty Valance, bandido casca-grossa vivido por Lee Marvin. Depois de 20 anos, ele retorna à cidadezinha do tiroteio, pro enterro dum cowboy bêbado, Tom (o grande John Wayne). Cercado de repórteres, acaba contando toda a saga, da sua chegada à cidadezinha, sua luta pra estabelecer sua banca, seu trabalho de professor, seu restaurante. Rance (Stewart) quer ensinar as pessoas a ler e estimular o voto, pra eleger candidatos que respeitem a pequena propriedade e lutem contra os métodos dos grandes rancheiros de tomar as terras dos outros. Valance é pistoleiro dos rancheiros, Tom é um dos pequenos proprietários.
Rance ensina a pretendida de Tom a ler e a escrever - a frase de John Wayne, bêbado, mandando que Rance aceite a indicação do conselho como delegado da região é muito boa: "ya taught'er how to read. give her somethin' to read about".
Mas ele acaba contando que Tom é quem matou Liberty, pelas costas, enquanto este se preparava pra atirar no Rance, paralisado de medo.
Aí vem a frase do filme que ficou pra história: quando a lenda vira fato, publique-se a lenda.
Ao lado de WAR WAGON - Rastros de Ódio e SHANE - Os Brutos também amam, é meu western favorito. E é do caralho.