
da <a href='http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17137.shtml' target='_blank'>Folha Online</a>
A Sony lançou um servidor doméstico com capacidade de guardar um terabyte de dados. O Vaio Type X, disponível apenas no Japão, tem quatro discos rígidos de 250 GB cada: dois serve para armazenar arquivos de PC e os outros dois servem para gravar conteúdo multimídia.
O aparelho permite gravar programas da TV e pode gravar programas de até sete canais simultaneamente --os usuários podem ver em pequenas telas quais programas estão sendo guardados nos discos rígidos do aparelho, que vai custar US$ 5.000.
De acordo com o site "CNET News.com" (news.com.com), a capacidade gravar o conteúdo de sete canais diferentes vem do fato de haver sete grandes canais de TV no Japão. A TV a cabo não é tão comum lá quanto em outros países, como os Estados Unidos.
Com o Type X, as pessoas podem gravar programas de todos os canais automaticamente e deletar aqueles que elas não querem assistir. Os 500 GB de espaço permitem gravar todos os programas exibidos em seis canais durante cinco dias e meio.
Para facilitar a navegação, o aparelho agrupa os programas por tipo (esportes, infantis) e permite uma busca pelos nomes dos shows. Apesar de ter 500 GB dedicados ao conteúdo multimídia, os usuários podem transferir os programas gravados para os outros dois discos rígidos e liberar espaço no aparelho.