O livro fala sobre a nova elite americana, meritocrática e formada nas grandes universidades, os chamados “Deuses do Currículo”. Bubo é a conjunção de Burgueses Boêmios – em inglês fica melhor, BOBOS, bohemian borgueoaise – e é a denominação dessa nova classe. Quando o autor David Brooks se põe a descrever o casamento de BUBOS, fica assim:
“ esses meritocratas dedicam uma porção monstruosa de tempo à sua carreira, mas o Times quer que você saiba que eles não são consumidos pela ambição (...) o currículo impressionante não passa de mero acasp. Na verdade, essas pessoas são espíritos livres corajosos que desejam se divertir (...): dizem que são estáveis mas frenéticos, dasalinhados mas elegantes, sensatos e espontâneos. Ou só as pessoas paradoxais se casam hoje em dia, ou as pessoas dessa classe parecem ver a si mesmas e a seus amigos como um equilíbrio entre opostos.
Um número impressionate [de casais] parece ter se conhecido quando se recuperava de maratonas ou procurava vestígios do Homem do Pleistoceno na Eritréia. Em geral, viveram um longo e cauteloso romance que incluiu férias educativas em Myanmar e Minski (...) muitos casais romperam por algum tempo (...) depois, houve um período de solidão enquanto um deles organizava a maior fusão da história de Wall Street e o outro se firmava como neurocirurgião depois de abandonar um curso de sommelier (...)
Na maioria das vezes, lemos sobre casais modernos em que o pedido de casamento parte dos dois, mas na maioria das vezes o noivo segue o velho estilo – com frequência, ao que parece, enquanto sobrevoa Napa Velley [região vinífera da Califórnia] em um balão, ou quando induz a mulher a encontrar um anel de diamante em sua máscara de mergulho enquanto exploram corais em Seychelles.
Não sabemos como é sua vida íntima porque o Times ainda não tem seção dedicada a isto , mas podemos imaginar algo como ‘ John Berry-Gold, MBA’94 Harvard Business School, consumou seus atos por três vezes com Brenda James Watson, PhD em ciência social por Yale, de modo rude porém carinhoso...”