Google disponibiliza primeira leva de livros digitais
San Francisco (EUA), 3 nov (EFE).- O Google pôs hoje à disposição dos usuários a primeira leva de livros que fazem parte de seu ambicioso projeto de criação de uma grande biblioteca digital.
São livros e documentos que procedem das coleções de cinco grandes bibliotecas (entre elas as das universidades de Harvard, Stanford, Michigan e a pública de Nova York), que já não estão sujeitos à lei de propriedade intelectual.
Na lista de trabalhos que desde hoje podem ser lidos gratuitamente (no endereço http://www.print.google.com) se encontram novelas de Henry James, material sobre a Guerra Civil americana e publicações do Governo.
A ferramenta permite buscas dentro dos textos, e os usuários podem guardar imagens de cada página. Trata-se de uma pequena fração do que será a ambiciosa biblioteca digital que o Google pretende disponibilizar através da rede, com cerca de 15 milhões de livros.
"Qualquer investigador, em Nova York ou em Nova Délhi, pode agora ler livros que antes só estavam disponíveis na biblioteca", disse Susan Wojcicki, uma das vice-presidentes da empresa.
Mary Sue Coleman, presidente da Universidade de Michigan, disse em comunicado que "como educadores todos recebem inspiração ao compartilhar estes importantes trabalhos com pessoas de todo o mundo (...). A distância geográfica já não será um obstáculo".