É o famoso "atire primeiro e pergunte depois" com participaçã ispecial da Rota. Bem, meus pais eram crianças pequenas lá em Marília ( dá-lhe MAC ), completamente distante de qualquer "jogada", se é que posso assim dizer, tanto dos golpistas como dos subversivos....A meu ver, se pá, para o vulgo, muito pouco muda se quem se encontra no poder é "fulano, cicrano ou beltrano com tendências neoliberais de cunho Marxo-Engelistas do caralho" por que o povo continua se fodendo, sem escola, sem trabalho e sem dinheiro. Fora que Sidnei Magal é muito mais divertido que Caetano Veloso e Fábio Jr muito mais sedutor que Chico Buarque com seus olhos azuis.
Mas voltando a "Livros e Filmes"
Acabei "A Utopia", leitura de tres sentadas, pois apesar de curto é muito chato para uma sentada só ( ui ). Bem, mais uma vez tenho que me render a sabedoria mendonciana: O livro prega sobre uma sociedade comunista ( o comunismo utopico é fonte de inspiração para o cientifico de pensadores do século XIX ) no qual são supridas inumeras "liberdades" individuais em prol do bem comum. O negócio é tal que nem mesmo More, a meu ver, parece acreditar muito na parada. Pois a república Utopiana ( como ele diz ) é completamente mantida por um aparato policial, sim, isso mesmo, Utopianos não podem discutir politica fora do parlamento, pois isso pode caracterizar algum tipo de conluio ou conspiração contra a ordem institucional...com penas indo desde a suspensão de sua liberdade ( vc vira escravo ) até pena capital. Não há dinheiro e as pessoas produzem "alegremente" para si e para outrem e dão todo o excedente de tão altruistas que são...
Todos são
obrigados a trabalhar dois anos no campo, parece a velha Soyuz ( União Soviética ) onde depois de vc acabar sua faculdade de engenharia mecânica vc é obrigado a cuidar de uma planta lá em Vladivostok não interessando se vc viveu sua vida inteira em Minsk e quer permanecer por lá. Sabia que Thomas More é o único santo católico a ser erigida uma estátua em homenagem em Moscou pelo regime socialista?
Detalhe interessante: Um cidadão utopiano livre não pode matar animais, para conservar a clemência, essa tarefa cabe a escravos ou estrangeiros ( bárbaros rudes e selvagens acostumados a isso ) e a comparação usada é: Se é para correr o cão prefere correr junto a outro cão do que atrás de uma pobre lebre, criatura inocente e que merece viver
O CARALHO Faz parte da natureza da lebre ter muitos filhos, pois uma galera vai penar na mão do cão. Faz parte da natureza do cão caçar a lebre, bem como da nossa tentar fazer com que os outros nos invejem, seja por dinheiro, força, beleza, o caralho. Essa leitura convenceu-me definitivamente de que comunismo é totalmente ilusão, aliás, quando vc se refere a algo inatingível, vc diz, isso é uma utopia. Apesar disso More, diz num dos enxertos do livro que acredita piamente em que isso seja possível. Um ourto enxerto diz haver algumas antiutopias ou distopias de Georfe Orwell ( Big Brother ), Aldous Huxley, Yevgeni Zamiatin et Jonathan Swift ( As Viagens de Gulliver ), depois verei se vale a pena saber mais.
E agora, a liberdade, a luta maniqueísta e essas coisas todas a mim são ilusões a que o homem prefere se agarrar ante a saber conscientemente o real sentido da vida.
Outra coisa: Em discussão com um professor meu ( politécnicos também pensam ), diziamos sobre "os cientistas" que descobrem genes que alteram fatores psicossomáticos em nós e nós embarcamos nas deles como há algum tempo Hitler dizia sobre a superioridade do povo Ariano. Nossa vontade, inteligência e outros estão encadeados a nosso corpo, ou será que transcende a isso ( existe uma alma )? Será que todo software necessita necessariamente de um hardware? Se sim, será que o hardware é esse, ou vivemos na Matrix sendo controlados remotamente pelo nosso corpo e "alma"??? Será que temos um corpo e alma IBM ou MAC ou nós somos com um corpo Compaq e uma alma Microsoft ( credo em cruz, sai pra lá belzebu ) ou Linux, ou será que somos um mero e desalmado Palm?
Desculpem, viajei, talvez tudo isso coubesse mais ao "To preu" que ao "Livros e Filmes". De qualquer modo, digo não gostei do A Utopia, mas recomendo que leiam ( quem sabe dizendo que não gostei vcs decidam ler, apesar de ser verdade que não gostei )
abraços
Tovaresx ( camarada ) AF
Depois de tantos devaneios filosóficos, acho que mudarei meu nome para o nome de um filósofo grego muito respeitado chamado "Ketífodas" ou "Tománukus"