Estou a umas 15 páginas do final do livro e já posso dizer que gostei um pouco mais do que do
Freakonomics. O autor, Malcolm Gladwell, discute o que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão estraordinário e peculiar a ponto de ser chamado de
outlier (ou "fora de série", como no título no Brasil).
Ele parte da crença geral que o talento é a peça chave do sucesso. Mas vai mostrando a importância crucial da cultura, da época, dos amigos, família, local de origem dos antepassados... É mostrada a história de pessoas nem tão conhecidas e também de famosos como Bill Gates, Beatles e Mozart. Interessante a história de Christopher Langan, um cara com QI de cerca de 195 mas que nunca fez nada de muito interessante na vida. A vida Lagan é comparada com a de Robert Oppenheimer, físico que é um dos "pais da bomba atômica". Ambos passaram por certas dificuldades semelhantes. Mas Oppenheimer, mesmo tendo um tanto de QI a menos que Lagan tinha mais "inteligência prática". E foi mais longe. Transcrevendo uma passagem do livro:
a relação entre sucesso e QI só funciona até certo ponto. Depois que alguém alcança um Qi em torno de 120, quaisquer pontos adicionais não parecem se converter em vantagem mensurável no mundo real.