Uma nave extra-terrestre gigante aparece em cima de Joanesburgo. Mas ela fica paradona, sem fazer nada. Passa um tempo até que se resolve invadir a nave. São encontrados muitos aliens desnutridos e confusos. Então ficam por 20 anos como refugiados num favelão, conhecido como Distrito 9, logo abaixo da nave. Conflitos se instalam entre os camarões (como os aliens são chamados) e a população africana. Eis que então resolvem mover todos, que já passam de um milhão, dali. A empresa responsável pela mudança, a MNU (Multi-National United), tem outros interesses que não são sabidos pela maioria: usar a tecnologia alienígena para fazer armas. Wikus, um funcionário da MNU na chefia da mudança, acaba sendo "contaminado" por um treco estranho ... e por aí vai.
Pode-se fazer um paralelo claro dos conflitos entre homens e alienígenas com o entre povos humanos na África, assim como a militarização da área com a que havia logo após o fim do Apartheid.
Principalmente no começo, o filme vai na parte do tempo no estilo documentário, o que incomoda um pouco. Fora isso, gostei do filme. Dou nota