by mends » 22 Nov 2005, 10:19
eu gostei do filme. bem feito, bem filmado, com tom cruise sem cara de dor de barriga e atuando bem, e com a dakota fanning dando show. e, que eu me lembre, é o primeiro filme do spielberg cujo protagonista é um pai, que não deixa de ser pai ausente, que é a figura principal do cinema do spielberg, mas que se redime e tal.
concordo com o final, mas aí é com o wells: o livro tem o mesmo final, e, se os tripods foram enterrados, quem os enterrou morreria também e os ets teriam a cura. mas se você lembrar que estamos falando de um livro de finais do século XIX, talvez esse raciocínio direto ainda não fosse usual.
Agora, vou defender SINAIS: sinais não é filme de ET. SINAIS é um filme de RELIGIÃO. É um filme sobre fé: o pastor, da fé intelectualizada, filtrada pela razão, que descarta a fé quando a mulher morre de maneira tão brutal. Do irmão, jogador de baseball, que descarta a fé por não se julgar mais capaz de fazer o que fazia tão bem, uma fé "empírica", que tinha por fazer uma coisa tão bem. Do garoto que descarta a fé por se considerar fraco. E da menininha que nunca perdeu a fé.
No fim, cada um com os seus filtros, recupera a fé: o pai vê que Deus não descuidou dele, pois seu filho é salvo ao não respirar o veneno. O Merryl, o jogador, recupera a fé empiricamente, pois, quando precisou, bateu forte novamente. O garoto viu que sua fraqueza foi sua força. E a menina, QUE ESPALAHAVA COPOS COM ÁGUA PELA CASA, A DESPEITO DAS BRONCAS DO PAI, SEM SABER O PORQUÊ DE FAZER ISSO, DE MANEIRA COMPLETAMENTE INOCENTE E PURA, talvez como a fé devesse ser para não ser posta à prova, é quem mata os ETs, o mal.
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."
Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")