Admirável Mundo Novo
de ALDOUS HUXLEY
Livro escrito em 1932, descreve um futuro dominado pela "ciência" e pelo "racionalismo", onde tudo é planejado, e organizado para que as pessoas sejam felizes...
O mundo descrito aqui é controlado pelo Estado, à partir das decisões de um grupo de "iluminados", que julgam saber o que é melhor para a civilização, pautando-se por vereditos e decisões científicas, tirando das pessoas o poder de decidir sobre suas próprias vidas.
Achei bastante interessante pelo paralelo que pode ser traçado com o livro 1984, de geoge Orwell. De certa forma os mundos são muito parecidos, com um estado centralizador, decidindo e policiando o que pode ser feito e o que não pode ser feito. Aqueles que pisam "fora da faixa", são punidos ou exilados... A grande diferença é que em 1984 tem-se um "totalitarismo" de esquerda, originado de um socialismo/comunismo, e o Mundo Novo fundamenta-se com preceitos de "direita" (eugenia, consumismo, etc). Claro que ambos os casos são visões extremas, de situações limite, que apesar de tudo convergem para um mesmo fim: o Estado tomando para si a responsabilidade quanto as decisões das pessoas.