O Spam todo mundo aqui já deve estar careca de conhecer. Agora o phishing (ou phishing scam) é um pouco mais refinado, uma fraude eletrônica projetada para roubar informações valiosas particulares, ou para disseminar vírus ou spyware.
A pessoa recebe um e–mail do banco (ou da Receita, ou sei lá de onde) dizendo que precisa de algumas informações e é solicitada a clicar num link para entrar com estes dados. A pessoa clica, abre uma página e se põe a digitar, insuspeita, seus dados pessoas, número da conta, senha... e conclui o processo. Dias depois é que percebe que foi roubada. No sentido literal e no conotativo.
Uma variação são aqueles cartões via e-mail, com remetente desconhecido, que te mandam pra lugares suspeitos. Recentemente recebi um que seria supostamente do @orkut.com, que informava que tinha recebido um scrap. Detalhe que era pra um e-mail que nunca usei no Orkut. E o link pro suposto scrap caia num arquivo executável num site estranho.
Tem sido comum no Orkut.com o roubo de informações através de mensagens de phishing deixadas no scrapbook. A identidade do remetente é de uma pessoa conhecida da vítima, o que aumenta a probabilidade de sucesso do golpe. Essa identidade é obtida normalmente pelo roubo (geralmente via phishing) do login e da senha do Orkut da pessoa que está "enviando" o recado. O conteúdo do recado é algo pitoresco, tal como fotos de supostas festas, assuntos sobre celebridades, piadas, entre outras coisas. A mensagem um link que aponta diretamente pra um cavalo de tróia de captura de senhas.
Phishing ainda é um pouco difícil de resolver automaticamente, sendo evitado pela atenção e bom senso:
- Nenhuma empresa que se preze vai pedir pra você digitar dados confidenciais em um e–mail;
- Tome cuidado com os arquivos anexos. Tanto os que você envia como os que você recebe. Nunca abra nada se tiver a mínima suspeita;
- Cuidado com os programas e arquivos que você baixa da internet. Especialmente os gratuitos;
- Mantenha seus antivírus, antispyware e antispam atualizados;
- Nunca digite informações confidenciais em uma janela aberta por um click em um e–mail. Sempre abra uma janela do navegador e digite o endereço do banco manualmente;
- Fique atento para erros gramaticais, de concordância e layouts mal acabados. Estes são forte indicativos da fraude.
(texto parcialmente baseado em webinsider.uol.com.br e em wikipedia.org)