Vou no Extra toda semana. A média de gasto é de 200,00/semana, em casa. Recebi, nesse sábado, o cartão-dinheiro extra (veja reportagem da Isto É Dinheiro abaixo). Por uma compra de 200 lascas, ganhei um crédito no cartão de absurdos, inenarráveis, muito bem vindos, 70 centavos!!
Nesse ritmo, em quatro anos consigo uma compra de graça!!!
O porta-moeda do Extra
Hipermercado reinventa o velho cupom de
desconto. Agora como cartão magnético
Por flávia tavares
À primeira vista, o lançamento no domingo 10 do Cartão Dinheiro, do hipermercado Extra, soa déjà vu. Mas este não é mais um cartão de crédito de marca própria de uma rede varejista. Aliás, nem de crédito ele é. O produto é definido como um porta-moeda eletrônico e não serve para comprar a prazo. Foi criado para armazenar bônus que a clientela da cadeia de hipermercados acumulará ao comprar certos produtos em suas lojas e poderá usar como dinheiro para adquirir outras mercadorias. Trocando em miúdos, é uma versão com tarja magnética dos velhos cupons de desconto. “Uma idéia simples, mas que ninguém no Brasil teve antes de nós”, gaba-se Luiz Carlos Costa, diretor de mercadorias e marketing do Extra.
A expectativa na rede, controlada pelo Pão de Açúcar, é de que o Cartão Dinheiro aumente o movimento nos hipermercados, estimulando os clientes fiéis a comprar mais e atraindo consumidores da concorrência. O Extra não revela o impacto previsto em seu faturamento, mas o potencial é interessante. Segundo o consultor Álvaro Musa, especialista em serviços financeiros ao consumidor, estratégias bem sucedidas de marketing de relacionamento deste tipo geram acréscimos de até 20% nas vendas. Como de costume em qualquer promoção do varejo, os fornecedores de mercadorias foram convocados a pôr a mão no bolso e bancar parte dos investimentos em tecnologia necessários para colocar o porta-moedas eletrônico no ar. Em troca, o Extra lhes acena com a previsão de aumento de 30% nas vendas dos cerca de 2,5 mil produtos que agora rendem bônus aos consumidores. A tiragem inicial do Cartão Dinheiro é de 4 milhões de unidades, o suficiente para abastecer 50% dos clientes da rede até o final do ano.
PLANOS PARA O CARTÃO
Emissão em um ano: 4 milhões
Base alvo de clientes: 50%
Produtos que dão bônus: 2.500
Lojas credenciadas: Extra, Extra Eletro, drogarias e postos Eletro
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."
Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")