Ciência

Ciência, Saúde, Economia, Política

Postby junior » 16 Feb 2007, 20:03

Mesmo um Universo que sempre existiu surgiu em algum ponto. O que criou o Universo? Na falta de outra coisa, Deus. O que criou Deus? Porque, se Deus existe, ele deve ter sido criado também.


Cara, creio que chegamos naquele ponto em que vamos discutir em vão ad infinitum. É óbvio que a Filosofia está na origem da ciência, mas de maneira alguma acho que devemos tentar entender o funcionamento do mundo natural usando filosofia: a ciência, via método científico de "tentativa e erro", mostrou ser mais eficiente nisso.

Não dá pra ficar transcrevendo e explicando Aquinas aqui a todo o momento. Mas sugiro fortemente que você leia São Tomás de Aquino. No mínimo, vai aguçar a sua mente e te livrar desses preconceitos imbecis.


Honestamente nunca li mesmo, de modo que agradeço a sugestão :) Daí a dizer que ninguém leu é um salto... preconceituoso ;) Só para vc ter uma noção, dá uma olhada aqui, por exemplo:
http://preposterousuniverse.com/teaching/moments04/ .

A primeira leitura no curso de outro "mano iletrado" não sabe quem é S T Aquino é justo... STA. Impressionante.

Mesmo um Universo que sempre existiu surgiu em algum ponto.


Não! Infinito para trás é infinito para trás, uai!!

Mais Tomás de Aquino na cabeça desses iletrados


Iletrados é ótimo... ;) ;)

Aliás, o engraçado é que a ciência deve tanto a Aquinas, e mal o conhece!!! Tomás Aquinas introduziu o seguinte conceito de Verdade: ela não estaria nem totalmente nas coisas, nem totalmente na Razão, mas na adequação entre a coisa e o intelecto: veritas est adaequatio speculativa mentis et rei. E tal adequação é possível pela semelhança entre o intelecto e as coisas, que contêm um elemento inteligível, a essência, a forma, a idéia. O sinal pelo qual a verdade se manifesta na nossa mente é a evidência; e, visto que muitos conhecimentos nossos não são evidentes,ie intuitivos, tornam-se verdadeiros quando levados à evidência pela demonstração. Ciência não é isso?


Seria, não fosse o fato que falamos de "verdades" muito distintas...

As provas tomistas da experiência de Deus são cinco: "Cada uma delas se firma em dois elementos, cuja solidez e evidência são igualmente incontestáveis: uma experiência sensível, que pode ser a constatação do movimento, das causas, do contingente, dos graus de perfeição das coisas ou da ordem que entre elas reina; e uma aplicação do princípio de causalidade, que suspende o movimento ao imóvel, as causas segundas à causa primeira, o contingente ao necessário, o imperfeito ao perfeito, a ordem à inteligência ordenadora".


Para poupar dedo transcrevendo manos cosmólogos, aqui vai um trecho de um deles a esse respeito. O texto inteiro está em

http://cosmicvariance.com/2006/10/29/the-god-conundrum/

Meanwhile, the ancient Greeks were developing monotheism for their own purposes — essentially philosophical rather than political. They had quite the robust pantheon of individual gods, but it was clear to most careful thinkers that these were closer to amusingly anthropomorphic fairy tales than to deep truths about the structure of the universe. Unsurprisingly, the monotheistic conception reached its pinnacle in the work of Aristotle. In the Metaphysics, he presented a version of what we now know as the cosmological argument for the existence of God, which (in Wikipedia’s rendering) goes something like this:

1. Every effect has a cause.
2. Nothing can cause itself.
3. A causal chain cannot be of infinite length.
4. Therefore, there must be a first cause; or, there must be something which is not an effect.

Admittedly, this is merely an informal paraphrase of the argument. But the more careful versions don’t change the essential fact that these days, the cosmological proof is completely anachronistic. Right after step one — “Every effect has a cause” — the only sensible response is “No it doesn’t.” Or at least, “What is that supposed to mean”?

To make sense of the cosmological argument, it’s important to realize that Aristotle’s metaphysics was predicated to an important extent on his physics. (Later variations by theologians from Aquinas to Leibniz don’t alter the essence of the argument.) To the ancient Greeks, the behavior of matter was teleological; earth wanted to fall down, fire wanted to rise toward the heavens. And once it reached its desired destination, it just sat there. According to Aristotle, if we want to keep an object moving we have to keep pushing it. And he’s right, of course, if we are thinking about the vast majority of macroscopic objects in our everyday world — which seems like a perfectly reasonable set of objects to think about. If you push a book along a table, and then stop pushing it, it will come to rest. If you want it to keep moving, you have to keep pushing it. That “effect” — the motion of the book — without a doubt requires a “cause” — you pushing it. It doesn’t seem like much of a leap to extend such an analysis to the entire universe, implying the existence of an ineffable, perfectly static First Cause, or Unmoved Mover.

But the God of the Judeo-Christian Bible is very far from being “Unmoved.” He’s quite the mover, actually — smiting people here, raising the dead there. All very befitting, considering his origin as a local tribal deity. But utterly incompatible with the perfect and unchanging Aristotelian notion of God.

For the past two thousand years, theology has struggled to reconcile these two apparently-conflicting conceptions of the divine, without much success. We are left with fundamentally incoherent descriptions of what God is, which deny that he “exists” in the same sense that hummingbirds and saxophones do, but nevertheless attribute to him qualities of “love” and “creativity” that conventionally belong to conscious individual beings. One might argue that it’s simply a hard problem, and our understanding is incomplete; after all, we haven’t come up with a fully satisfactory way to reconcile general relativity and quantum mechanics, either. But there is a more likely possibility: there simply is no reconciliation to be had. The reason why it’s difficult to imagine how God can be eternally perfect and also occasionally wistful is that God doesn’t exist.

In fact, in this day and age the flaws in Aristotle’s cosmological proof (just to pick one) are perfectly clear. Our understanding of the inner workings of the physical world has advanced quite a bit since the ancient Greeks. Long ago, Galileo figured out that the correct way to think about motion was to abstract from messy real-world situations to idealized circumstances in which dissipative effects such as friction and air resistance could be ignored. (They can always be restored later as perturbations.) Only then do we realize that what matter really wants to do is to maintain its motion at a constant speed, until it is explicitly acted upon by some external force. Except that, once we have made this breakthrough, we realize that the matter doesn’t want to do anything — it just does it. Modern physics doesn’t describe the world in terms of “causes” and “effects.” It simply posits that matter (in the form of quantum fields, or strings, or what have you) acts in accordance with certain dynamical laws, known as “equations of motion.” The notion of “causality” is downgraded from “when I see B happening, I know it must be because of A” to “given some well-defined and suitably complete set of information about the initial state of a system, I can use the equations of motion to determine its subsequent evolution.” But a concept like “cause” doesn’t appear anywhere in the equations of motion themselves, nor in the specification of the type of matter being described; it is only an occasionally-appropriate approximation, useful to us humans in narrating the behavior of some macroscopic configuration of equation-obeying matter.

In other words, the universe runs all by itself. The planets orbit the Sun, not because anything is “causing” them to do so, but because that’s the kind of behavior that obeys Newton’s (or Einstein’s) equations governing motion in the presence of gravity. Deeply embedded as we are in this Galilean/Newtonian framework, statements like “every effect has a cause” become simply meaningless. (We won’t even bother with “A causal chain cannot be of infinite length,” which completely begs the question.) Conservation of momentum completely undermines any force the cosmological argument might ever have had. The universe, like everything in it, can very well just be, as long as its pieces continue to obey the relevant equations of motion.

Special pleading that the universe is essentially different from its constituents, and (by nature of its unique status as all that there is to the physical world) that it could not have either (1) just existed forever, nor (2) come spontaneously into existence all by itself, is groundless. The only sensible response such skepticism is “Why not?” It’s certainly true that we don’t yet know whether the universe is eternal or whether it had a beginning, and we certainly don’t understand the details of its origin. But there is absolutely no obstacle to our eventually figuring those things out, given what we already understand about physics. General relativity asserts that spacetime itself is dynamical; it can change with time, and potentially even be created from nothing, in a way that is fundamentally different from the Newtonian conception (much less the Aristotelian). And quantum mechanics describes the universe in terms of a wavefunction that assigns amplitudes to any of an infinite number of possibilities, including — crucially — spontaneous transitions, unforced by any cause. We don’t yet know how to describe the origin of the universe in purely physical terms, but someday we will — physicists are working on the problem every day.

The analogy to a penthouse apartment atop a high-rise building is quite apt. Much of the intricate architecture of modern theology is built on a foundation that conceives of God as both creator and sustainer of the world and as a friendly and loving being. But these days we know better. The Clockwork Universe of Galileo and Newton has once and for all removed the need for anything to “sustain” the universe, and the “creation” bit is something on which we are presently closing in.

In fact, although it is rarely discussed in history books, the influence of the conservation of momentum on theological practice is fairly evident. One response was a revival of Pyrrhonian skepticism, which claimed that it was simply wrong even to attempt to apply logic and rationality to questions of religion — claiming that you had “proven” the existence of God could get you accused of atheism. The other, more robust response, was a turn to natural theology and the argument from design. Even if the universe could keep going all by itself, surely its unguided meanderings would never produce something as wonderfully intricate as (for example) the human eye? The argument doesn’t hold up very well even under purely philosophical scrutiny — David Hume’s devastating take-down in Dialogues Concerning Natural Religion, interestingly, actually pre-dates William Paley’s classic statement of the argument (1779 vs. 1802). Hume, for example, points out that, even if the argument from design works, it allows us to conclude next to nothing about the nature of the Designer. Maybe it was a team? Maybe our universe is a rough first draft for a much better later universe? Or even just a mistake? (Okay, that has something going for it.)


Bom, é isso. Bom carnaval pagão a todos, e não se esqueçam de tomar as cinzas na quarta que "limpa" tudo ;).
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Postby junior » 18 Feb 2007, 16:11

Folha de hoje, FT ( http://www.ft.com/cms/s/9f31c1e2-8a78-11db-8940-0000779e2340.html ) de 15 de dezembro

O instinto da fé

O biólogo Richard Dawkins volta a atacar as crenças em "A Ilusão de Deus" e compara a religiosidade na Europa e nos EUA


CLIVE COOKSON

Richard Dawkins parece um típico professor em sua antiga bicicleta com cestinha de vime, numa ruela que sai da Oxford High Street. Ele encosta a bicicleta no prédio decrépito do século 17 que abriga o restaurante Chiang Mai Kitchen e me encontra lá dentro para almoçar.
Dawkins, o atual (e primeiro) professor da cátedra Charles Simonyi de Compreensão Pública da Ciência, em Oxford, pode ser um ateu militante e a grande celebridade da biociência no Reino Unido, mas, após 36 anos no corpo docente da universidade, sua maneira de conversar é inconfundivelmente civilizada e acadêmica. Não há nada da arrogância estridente ou irritação que os críticos às vezes detectam nas participações de Dawkins na TV e em alguns de seus livros.
Ele também não demonstra falsa modéstia. Nós nos encontramos pouco antes da publicação de "The God Delusion" [A Ilusão de Deus, ed. Houghton Mifflin, 416 págs., US$ 27, R$ 58], seu ataque a todas as formas de religião, brilhantemente argumentado. Afirma que ficou contente ao encontrar o livro em segundo lugar na lista dos mais vendidos no Reino Unido. O reconhecimento e a influência são importantes para Dawkins: ele deixa clara sua reprovação a artigos anônimos nos jornais.

Prazer de escrever
A comida dificilmente nos distrai de assuntos de maior peso. Apesar de Dawkins ter escolhido o restaurante porque "adora comida tailandesa", ele pouco se interessa pelo menu e rapidamente aceita minha sugestão de uma massa e dois pratos de arroz com lagostins, carne e pato. Enquanto esperamos pela refeição, Dawkins me conta o quanto gosta de escrever. "A Ilusão de Deus" lhe deu muito menos trabalho que o anterior, "The Ancestor's Tale" [A História do Ancestral], ele diz.
Essa foi uma grande obra de biologia evolucionista que ele levou cinco anos para escrever, com um assistente de pesquisa em tempo integral, no qual remonta a ancestralidade da vida do homem moderno aos primeiros micróbios, 4 bilhões de anos atrás. Dawkins extrai grande prazer das etapas finais da escrita. "Gosto das fases de acabamento, de refinamento, mais que da tela em branco no início", diz. "Faço muitos cortes e edições -é gratificante encontrar algo que eu possa cortar sem perder a cadência do trecho."
Ele não é o tipo de autor que manda o original para um grande número de amigos e colegas lerem antes de apresentá-lo à sua editora. "Escrever por comitê geralmente torna o livro chato", ele diz. "Mas acho que uma ou duas almas muito compatíveis podem ser críticos extremamente úteis, um segundo olhar." A principal auxiliar na escrita de Dawkins é sua mulher, a atriz Lalla Ward, "que lê o livro inteiro em voz alta para mim em diferentes estágios do desenvolvimento. Escutar minhas próprias palavras com outra voz é muito revelador. Se ela tiver dificuldade para encontrar a ênfase certa, sei que preciso modificar alguma coisa".
Quando três tigelas fumegantes aparecem à nossa frente, com ervas e especiarias perfumadas, pergunto a Dawkins que tipo de resposta ele espera de "A Ilusão de Deus" e seu prelúdio televisivo, o documentário em duas partes feito por ele, "Root of All Evil?" [A Raiz de Todo o Mal?], que causou furor depois de sua transmissão pelo Channel 4. "Não quero apenas incomodar as pessoas -quero mudar suas mentes", ele diz.
Em seus momentos mais otimistas, Dawkins imagina que "os leitores que começarem o livro religiosos serão ateus quando o terminarem". Em tom mais realista, admite: "Não vou mudar as mentes de muitos carolas empedernidos". Ele acredita que exista "um campo intermediário de pessoas de mentalidade aberta que se declaram vagamente da Igreja Anglicana, mas que não pensaram realmente a fundo", pessoas que ele espera convencer a "libertar-se totalmente do vício da religião".

Um mundo sem deuses
No mínimo, ele espera transformar os agnósticos em completos ateus. Embora Dawkins acredite que o mundo seria um lugar melhor e mais pacífico sem deuses, tenho a impressão de que seu ataque é mais motivado pela repulsa intelectual diante das irracionalidades da religião. Mas Dawkins não assumiu uma tarefa que, como biólogo evolucionista, ele deveria admitir que é impossível? A superstição e a crença na magia e na religião dominaram todas as culturas humanas conhecidas, como ele sabe muito bem.
Embora isso não queira dizer que deva existir alguma forma de Deus (ou deuses), implica que a evolução nos dotou de um instinto religioso extremamente forte -que as campanhas racionais provavelmente não conseguirão extinguir. Quando digo isso a Dawkins, ele retruca que estou sendo derrotista (apesar de eu não ter dito diretamente, ele supõe que eu também seja ateu).
"A religião foi erradicada em mim e em muitos de meus amigos", ele diz, transferindo fartas colheradas de comida tailandesa para seu prato. "Existe uma forte correlação entre religião e educação: quanto mais educadas, menos religiosas são as pessoas." Por que então os EUA são tão mais religiosos que as sociedades européias, com um nível semelhante de educação e riqueza? Dawkins não alega compreender o "nível realmente extraordinário de religiosidade dos EUA", mas oferece algumas explicações especulativas.
Uma delas é que os EUA são uma sociedade de imigrantes que foram afastados de suas origens -e que acabaram por recorrer às igrejas para preencher o vazio. Nenhum de nós se convence muito.
A idéia seguinte é que a separação constitucional entre Igreja e Estado favoreceu a religião americana. "Na Europa Ocidental, a religião estabelecida é música de fundo e não é levada a sério", ele diz. "Nos Estados Unidos a religião tornou-se iniciativa privada, com todos os benefícios da publicidade e do marketing pesado." Achamos que pode haver certa razão nisso, mas então Dawkins pergunta: "Que tal uma teoria de "massa crítica'?".
Ele sugere que os EUA têm uma massa crítica de pessoas religiosas que se incentivam mutuamente a proclamar sua fé, enquanto "na Europa as pessoas que são religiosas tentam escondê-lo em ambientes sociais. Em um jantar elegante em Londres ou Oxford as pessoas não confessariam [ser religiosas], mas um jantar elegante em Dallas ou San Antonio poderia começar com uma oração de graças".
Nossa discussão deixa sem solução o mistério dos EUA. Depois de pedirmos chá verde, sugiro que uma civilização ultra-avançada poderia ter progredido em um longo período de evolução darwiniana a um nível tecnológico que superasse a compreensão humana. Como uma inteligência capaz de criar novos universos, por exemplo, diferiria de Deus? Dawkins concorda que, na prática, uma inteligência tão avançada poderia ser indistinguível de uma deidade. Mas o ponto-chave seria a maneira como ela teria surgido em etapas evolucionárias.
Dawkins não deseja abordar a questão existencial definitiva -por que as coisas existem-, mas comenta que é de uma "ordem de magnitude mais difícil compreender por que uma inteligência criadora complexa simplesmente teria surgido do que compreender por que ocorreu um "big bang'".

Projetos futuros
Agora terminamos o chá, chega a conta e Dawkins diz que precisa sair logo para outro encontro. Então me volto para seu futuro. "A Ilusão de Deus" é "provavelmente o apogeu" de sua guerra contra a religião, ele diz, mas continuará em campanha contra idéias irracionais. Um veículo será outro programa em dois capítulos para o Channel 4, provisoriamente intitulado "The Rational Inquirer" [O Investigador Racional], que examinará a telepatia e outros fenômenos paranormais. Ele também irá trabalhar numa antologia para a Oxford University Press, "que eu gostaria que fosse uma vitrina dos mais belos textos de cientistas sobre um tema científico".
Mas Dawkins diz que ainda não decidiu sobre outro projeto realmente ambicioso na escala de suas obras sobre biologia evolucionista e religião. Uma preocupação é a rápida aproximação de sua aposentadoria acadêmica. Dawkins parece um saudável cinqüentão, mas na verdade tem 65 anos, dois a menos que a idade em que Oxford faz seus professores abandonarem as cátedras.
Dawkins não é contrário à aposentadoria acadêmica compulsória. "Se eu tivesse 20 anos e procurasse um emprego acadêmico, ficaria um pouco chateado se os professores pudessem continuar para sempre", diz. "Eu pensaria que a melhor solução seria a aposentadoria compulsória, seguida de um convite voluntário para voltar." "Todos conhecemos pessoas nas universidades que são maravilhosamente valiosas aos 70, acrescenta, apreciando o assunto. "Toda universidade deveria ter um fundo para trazer de volta pessoas desse tipo. Na verdade seria uma ótima idéia para um mecenas bilionário criar um fundo para velhinhos brilhantes."

Best-seller científico
Atualmente, um professor aposentado pode receber o título de professor emérito e um escritório, mas pouco ou nenhum pagamento. Por um momento, imagino um Dawkins mais velho e empobrecido. Então, recordo que os rendimentos de 30 anos de best-sellers científicos devem lhe proporcionar uma aposentadoria bastante confortável -afinal, seu elegante paletó grafite e sua bela camisa estão muitos graus acima de uma típica vestimenta acadêmica.
Durante nosso encontro, Dawkins foi cortês e eficiente, cônscio de que no tempo disponível eu provavelmente só conseguiria abordar uma fração dos assuntos que eu queria discutir. Quando ele não tinha uma opinião meritória, como sobre o financiamento público da ciência, o dizia. Ele é uma companhia interessante, mas permanece ligeiramente reservado, e não acho que nos encontraremos novamente para um "tête-à-tête". Quando Dawkins sai pedalando, minha tristeza nostálgica é apenas em parte devida à luz do outono.
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Postby mends » 19 Feb 2007, 14:32

de maneira alguma acho que devemos tentar entender o funcionamento do mundo natural usando filosofia: a ciência, via método científico de "tentativa e erro", mostrou ser mais eficiente nisso.


O método científico é antes de tudo derivado da Filosofia, então você faz Filosofia, quer queira quer não. E não se trata de “eficiência”...só dá pra falar em eficiência quando não medimos algo "real". Os “modelos” científicos fazem sentido dentro do nosso arcabouço epistemológico, mas estariam tão longe da “Verdade” se fôssemos, por exemplo, vermes dentro de um coelho viajando no espaço...existe mecânica quântica para cachorros?

Seria, não fosse o fato que falamos de "verdades" muito distintas...


A Verdade é a Verdade. A Verdade, por definição, não pode ser relativa. Se você relativiza a base da discussão, não há o que discutir.


Meanwhile, the ancient Greeks were developing monotheism for their own purposes — essentially philosophical rather than political.


O vies utilitarista é próprio de nossa época. Analisar épocas passadas com os filtros de nossa época não leva a lugar nenhum, e não dá pra discutir nesses termos. Isso, desculpe, é pilantragem intelectual. Deus não "surge" de nossos propósitos. O mito surge do propósito de explicar o que não entendemos, mas o propósito de Deus não é esse. Aliás, Deus é um conceito mais dissecado que a tal da Teoria da Supercordas, que promete explicar tudo e merece, pelo que entendo, muito mais o epítome de conjectura do que de teoria...

But the God of the Judeo-Christian Bible is very far from being “Unmoved.” He’s quite the mover, actually — smiting people here, raising the dead there.


É incrível como sistematicamente seus amigos cientistas confundem Religião com Mitologia. É Ignorância, Preconceito, ou trapaça intelectual pura e simples?

but nevertheless attribute to him qualities of “love” and “creativity”


Novamente, a confusão de Mito com Religião. Meu, isso enche o saco. Você achou "engraçado" que os chamei de iletrados, era uma ironia, começo achar que é verdade...

O que é o Amor? Defina Amor. Deus caritas est. Deus é Amor. É.. Não é um "atributo" de um senhor de longas barbas brancas. Deus É Amor. E essa é uma das faces de Deus.

” The notion of “causality” is downgraded from “when I see B happening, I know it must be because of A” to “given some well-defined and suitably complete set of information about the initial state of a system, I can use the equations of motion to determine its subsequent evolution.”


E onde foi a causalidade, que não saiu do lugar, a não por semântica "universitária"? Se não dá pra pensar em termos de causa e efeito, ou de, na falta de conhecimento específico meu, "escalabilidade de Estados", como fica a Segunda Lei da Termodinâmica nessa barafunda?

The planets orbit the Sun, not because anything is “causing” them to do so, but because that’s the kind of behavior that obeys Newton’s (or Einstein’s) equations governing motion in the presence of gravity


E a presença da gravidade e as informações de massa não "causam" as diferentes órbitas dos diferentes planetas? A diferença parece ser semântica...


Richard Dawkins parece um típico professor em sua antiga bicicleta com cestinha de vime


Que bichona... :lol:

brilhantemente argumentado


Ô...só se for pra jornalista semi-analfabeto baba-ovo. Acho que o Dawkins estava precisando de uns trocados, ou é um babaca arrogante mesmo... :lol:

"os leitores que começarem o livro religiosos serão ateus quando o terminarem".



OS "LIVROS" SÃO MITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

carai! nenhum pensador religioso sério toma a bíblia ou o pentateuco ao pé da letra, e nem os islamitas!

Não quero apenas incomodar as pessoas -quero mudar suas mentes"


Decidido: é um babaca arrogante :merda:

"Não vou mudar as mentes de muitos carolas empedernidos".


Não conseguiu mudar nem a minha, o cara menos religioso que conheço :zzz: só vai conseguir mudar a mente de quem nunca leu mais de meia dúzia de livros. Na boa, o Dawkins vai fazer sucesso entre quem tem muito a estudar ainda. E ele pode fazer um mal terrível em termos de doutrinação, porque seus argumentos são tão "fundamentalistas" quanto so que combate. Ele não é a voz da Razão. O livro dele não tem uma estrutura racional, mas panfletária.

mundo seria um lugar melhor e mais pacífico sem deuses


muito "científico" e "racional" da parte do sr. Dawkins. HL Mencken nele: "Todo problema complexo tem uma resposta simples, lógica e ERRADA".

crença na magia e na religião


Magia não é religião, religião não é magia.

"Existe uma forte correlação entre religião e educação: quanto mais educadas, menos religiosas são as pessoas."


Tem toda razão: Einstein era judeu, não vou mais citar os doutores da Igreja porque cansei...só se por "educados" ele quer dizer doutores em biologia marxistas. Porque a estruturação de "argumentação" do livro dele é marxista.

"Na Europa Ocidental, a religião estabelecida é música de fundo e não é levada a sério


Ou não. Ou é levada tão a sério que não se trata de manifestação "xamânica" ou fatalista, como há aos montes nos EUA e na LatAm.

Em um jantar elegante em Londres ou Oxford as pessoas não confessariam [ser religiosas],


Nossa, ele deixou a bola na cara do gol; ENTÃO, QUAL SOCIEDADE É MAIS LIVRE, CARA-PÁLIDA? A PATRULHADA IDEOLOGICAMENTE PELOS "ATEUS", OU AQUELA ONDE SE PODE PROFESSAR LIVREMENTE SUAS CRENÇAS??

Cansei desse panaca. E troquei os livros dele que tinha no sebo: dois Asterix, um livro do George Soros e um sobre o Quesnay, um economista.
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Postby mends » 19 Feb 2007, 14:35

Na boa, o cara é um FASCISTA DOS BONS: é um engenheiro social, como eram os nazistas, os soviéticos. Professa a "Verdade" para mudar as pessoas e construir um novo mundo "melhor", livre da "doença, da ignorância". Dá arrepio na espinha.

FASCISTA.
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Postby junior » 19 Feb 2007, 15:39

O método científico é antes de tudo derivado da Filosofia, então você faz Filosofia, quer queira quer não. E não se trata de “eficiência”...só dá pra falar em eficiência quando não medimos algo "real". Os “modelos” científicos fazem sentido dentro do nosso arcabouço epistemológico, mas estariam tão longe da “Verdade” se fôssemos, por exemplo, vermes dentro de um coelho viajando no espaço...existe mecânica quântica para cachorros?


Que é derivado da filosofia eu não coloquei em questão. Mas daí a tentar entender o mundo usando "ideais platônicos/aristotélicos, tudo gira à nossa volta pq não sentimos a Terra se mover, etc " é bobagem, é isso que quero dizer. Não discordo que a contribuição dos manos foi essencial, fundamental, única, etc, mas o ponto é que colocaram o primeiro tijolinho: desde então, aprendemos muuuuuuito mais sobre a Natureza e seu funcionamento, e não faz sentido usar o que eles pensaram 2500 anos atrás.


A Verdade é a Verdade. A Verdade, por definição, não pode ser relativa. Se você relativiza a base da discussão, não há o que discutir.


Vc entendeu meu ponto... O potno é que, ao contrário da ciência, a Verdade que ele buscava era Deus, ou seja, ele só queria provar o ponto dele, não creio que estaria aberto para falar: "poxa, pode crer, minha filosofia me mostrou que Deus não existe, logo vamos partir para outro 'modelo' de origem..."

Não se busca entender o mundo natural por "tentativa e erro", mas grosseiramente falando dizer que ele não pode ser diferente, senão não estaríamos aqui... Como o princípio antrópico: filosofia, mas não ciência, não pode ser testado...


É incrível como sistematicamente seus amigos cientistas confundem Religião com Mitologia


"Meus amigos" de novo é ótimo :lol: :lol: :lol: Cara, o ponto é que ninguém se importa com a Religião sem Mitologia. O Webster nos diz:

religion
1 a : the state of a religious <a> b (1) : the service and worship of God or the supernatural (2) : commitment or devotion to religious faith or observance
2 : a personal set or institutionalized system of religious attitudes, beliefs, and practices
3 archaic : scrupulous conformity : CONSCIENTIOUSNESS
4 : a cause, principle, or system of beliefs held to with ardor and faith


Note que não há definição sem "fé" ou "supernatural", a menos que estejamos falando da definição 3... Se todas as pessoas religiosas fossem apenas "conscienciosas" (creio que existe em português, não), ou seja, se apenas pregassem "o amor e a paz entre os homens", etc, etc, seguramente não existiria nem um único livro falando mal de "Religião".

Vc está usando sua definição própria de religião, que nos define a moral (se é que eu aprendi o uso correto das palavras... :lol: :lol: :lol: :lol: ), blá, blá, blá. Vc sabe que não é contra isso que as pessoas lutam, mas sim contra crenças fundamentalistas no sobrenatural que as impedem de usar a lógica para entender o mundo...


onde foi a causalidade, que não saiu do lugar, a não por semântica "universitária"?


Só para dar um exemplo bobo, em mecânica quântica, por exemplo, podemos apenas falar em probabilidades de alguma coisa aconteça, mesmo partindo das mesmas condições iniciais. Ou seja, se o elétron vai passear assim ou assado é algo estatístico, sem "causa", um efeito das equações de movimento...

Se não dá pra pensar em termos de causa e efeito, ou de, na falta de conhecimento específico meu, "escalabilidade de Estados", como fica a Segunda Lei da Termodinâmica nessa barafunda?


Suponho que vc esteja falando da "flecha do tempo". O ponto é que sim se pode falar em estados com mais entropia ou menos (isso é fácil de definir estatisticamente), e dizer que as coisas caminham do menos para o mais sem precisar de nenhuma causa. Não sei se entendi seu ponto...


carai! nenhum pensador religioso sério toma a bíblia ou o pentateuco ao pé da letra, e nem os islamitas!


Acho que vc não entendeu a frase: ele diz que quem começar o livro dele religioso (por isso a aparente "discordância verbal") vai terminar ateu.


Magia não é religião, religião não é magia.


Mas milagres e coisas assim são, e vc sabe que é a isso que todos se referem. Vc pode exigir precisão semântica, mas no fim do dia, como já disse, vc sabe que ninguém está se referindo às doutrinas morais, etc, mas sim às coisas absurdas. Não conheço nenhum mano que vai dizer: "ok, essa coisa que ensinam de matar o próximo está mal". Vc sabe que não estão falando disso...



Einstein era judeu


Não praticante. O Deus de Einstein era a Natureza, entender o mundo natural, não um Sr. de barba branca ajudando os que mais rezam por ele (ah, isso é mitologia?) ;) ;)

Bom, já cansei também de discutir um livro que nem li ainda :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Voltamos a isso depois.
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Postby mends » 19 Feb 2007, 16:13

Deus de Einstein era a Natureza, entender o mundo natural


que era o Deus de Baruch Spinoza, que é Deus, "no fim do dia".

sua definição própria de religião


Não senhor. Existe mitologia sem "religião" e existe religião sem mitologia. E de um cientista, o que se pode exigir senão precisão conceitual?

E o ponto principal da discussão é: que direito tem qualquer um de dizer qual a "ideologia" ideal? A forma ideal de pensar? O mundo ideal? O que legitima esses çábios? Que eles lancem a idéia, a discutam e a propaguem, é de seu direito. Que se arroguem "combatentes das trevas" e "agentes de mudança do mundo", é outra coisa bem diferente. Os livros de História estão cheio deles: Stálin, Hitler.

É a diferença entre Carl Sagan e Dawkins. Sagan era de uma elegância ímpar, tinha tanto desprezo pela ignorância (ou mais) que Dawkins. mas nunca se arvorou um engenheiro social.

E o argumento do "jantar europeu" é a prova mais cabal do totalitarismo a que esse senhor nos quer levar.

Todos têm direito a, inclusive, serem idiotas. A acreditarem que sua avozinha querida fala com eles através de sonhos, em duendes, em "reorganização quântica do DNA". Se, a partir dessas crenças matam, enganam, machucam, devem responder civilmente como qualquer pessoa que mata, engana ou machuca. Mas têm o direito de serem idiotas, assim como outras têm o direito de não gostarem de gays, de serem machistas, de terem preconceito de raça. O pensamento é livre. A ação, não.
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Postby junior » 19 Feb 2007, 19:20

existe religião sem mitologia


???????????

que era o Deus de Baruch Spinoza, que é Deus


Mas que NÃO é o da maioria das pessoas.

O pensamento é livre. A ação, não.


Concordo, e pelo que eu vi (de novo, ainda não li o livro), a crítica não é mais nem menos forte que a crítica que os manos esquerda, "fora FHC" fazem aos "neoliberais", ou a que os manos direita fazem aos esquerdistas ao xingarem de "imbecis", etc, etc... ;)

Eu não gosto da idéia de alguém ser machista (é melhor pq tem um p***o no meio das pernas??), racista (sem falar que definir raça...) ou homofóbico (cada um faz com o fiofó o que quer). Mas sim, qualquer um pode ser, desde que não gere "problemas" (legais, bem entendido, antes que vc converta minhas palavras e diga que sou polícia ideológica :lol: :lol: ), o que é meio difícil...
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Postby mends » 21 Feb 2007, 15:58

Mas que NÃO é o da maioria das pessoas.


Como não? Que elementos têm para concluir isso?

Religião sem mitologia: de novo, a obra de Aquino é religião sem mitologia. As encíclicas de Vojtyla têm muito pouca mitologia. A primeira do Papa Vader (Deus Caritas Est) é um show de erudição, sem mitologia nenhuma.

De novo: é preconceito seu, e do fascista do Dawson.

crítica não é mais nem menos forte que a crítica que os manos esquerda, "fora FHC" fazem aos "neoliberais", ou a que os manos direita fazem aos esquerdistas ao xingarem de "imbecis", etc, etc...


é esquerdista sem sombra de dúvida. é próprio da esquerda querer controlar mentes. agora, vc nunca vai ver um liberal atentando contra a liberdade de credo.

Eu não gosto da idéia de alguém ser machista (...)


"não gostar" é simplesmente ser politicamente correto. quer vc goste ou não, as pessoas têm direito de serem idiotas. e, de mais a mais, o que é machismo? quais as manifestações de machismo que vc enxerga na sociedade? e de homofobia? vamos discuti-las.

Minha pergunta é: o que legitima Dawson tentar impor sua crença fanática num "racionalismo tecnocrático", que é racionalismo desvirtuado? Aliás, como eu já disse antes, um ateu é simplesmente um crente de um não-Conceito. Como um ateu afirma com certeza de que Deus não existe? Por que, se ele afirmar "pra mim, Deus não existe", ou ele aceita o contraditório, ou é um fascista que acha que a técnica legitima a sua opinião somente.

E sobre causa e efeito: li que há conjecturas em física que negam a inexistência da relação causa e efeito. Não lembro o nome da mina e do centro de pesquisa no US, mas vou ver e postar. Se é conjectura (como parece) a inexistência de causa e efeito, porque cargas d'água pode uma conjectura subsidiar raciocínios tão "fatalistas" como os do Cosmic Variance?

E, pra dar gancho pra uma coisa que vou perguntar mais pra frente: à luz dos modelos que defende, me explica aí a parada do Gato de Schrondinger.
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Postby junior » 22 Feb 2007, 08:41

No meio de um curso (no fim das contas, decidi fazer o de Python, Danilo), mas não podia deixar de zoar :lol: :lol:

e do fascista do Dawson.


o que legitima Dawson tentar


Dawsons Creek?? :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

"Volto" outra hora
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Postby mends » 22 Feb 2007, 09:33

Dawson, Dawkins...pra ver como o cara me tirou do sério :lol:

na boa, não durmo há 3 noites por causa do fernando, tá foda pensar.
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Postby junior » 24 Feb 2007, 11:22

na boa, não durmo há 3 noites por causa do fernando, tá foda pensar.


Tudo bem com ele?
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Postby mends » 24 Feb 2007, 11:39

ainda não. mas não é nada grave, e ele dorme menos que eu, coitado. é que começou a ir pra escolinha e tá pegando infecções de outras crianças, sabe como é: pra unifromizar...

voltando à nossa discussão: li um artigo de um médico que mostrou que a correlação entre a religiosidade de uma pessoa e o tamanho do lobo frontal é altíssima: pessoas religiosas têm sistematicamente o lobo frontal maior.

E se o seu ateísmo for apenas uma questão de lobo frontal pequeno? Digo, como ficaria a questão da "ignorância" religiosa diante disse, desse determinismo biológico? :blink:
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Postby junior » 24 Feb 2007, 12:12

Por partes, e depois continuo.

Como não? Que elementos têm para concluir isso?

Não estou baseado em nenhum resultado estatístico, se é isso que vc quer dizer. Mas chutaria que se vc saísse perguntando na rua como as pessoas vêm (d)Deus e a religião, estou seguro (com 5 sigmas) que as pessoas associarão religião a milagres, a um Deus que ajuda os bonzinhos (senão, explica a explosão de coisas como a Unversal), e por ai´ vai, é isso que quero dizer.

de novo, a obra de Aquino é religião sem mitologia


do Webster

mythology
One entry found for mythology.

Main Entry: my·thol·o·gy

Pronunciation: mi-'thä-l&-jE

Function: noun

Inflected Form(s): plural -gies

Etymology: French or Late Latin; French mythologie, from Late Latin mythologia interpretation of myths, from Greek, legend, myth, from mythologein to relate myths, from mythos + logos speech -- more at LEGEND

1 : an allegorical narrative

2 : a body of myths : as a : the myths dealing with the gods, demigods, and legendary heroes of a particular people b : MYTHOS 2 <cold>

3 : a branch of knowledge that deals with myth

4 : a popular belief or assumption that has grown up around someone or something : MYTH 2a <defective>


Se vc conseguir escapar de religião sem acessar nenhum dos 4...

agora, vc nunca vai ver um liberal atentando contra a liberdade de credo


Nem o cara: pelo que entendi (ou eu leio muito mal), o que o cara quer com "mudar a cabeça das pessoas" é o mesmo que quando o Azevedo escreve coisas como "Jurassic Park: esquerdistas prometem protestos contra Bush" (texto de hoje). Acha que uma coisa está errada, dá sua opinião sobre isso, e critica fortemente (o que vc chama de preconceito) os que têm a opinião contrária. Perdi algo no caminho?

E o cara não está atentando contra a liberdade de credo: não li ainda o livro, mas não acredito que o mano diga: "fechem as igrejas, queimem os religiosos, etc"...
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Postby mends » 24 Feb 2007, 13:38

toda narrativa religiosa é mitológica? O Livro dos Números, ou o dos Juízes, que são a "Constituição" do Estado de Israel (o Antigo) são escritos religiosos que tratam de práticas cotidianas...os escritos de Maimônides tratam de temas como cobrança de juros, sob a luz da Lei Mosaica. Há epístolas de teólogos islamitas que tratam de finanças sob a luz da Sharia, com narrativas religiosas. Isso é mito? Se vc me disser que toda religião é um punhado de preceitos éticos e morais, eu aceito. Mas que uma religião se encerra somente em mitologia É PRECONCEITO SEU E DO DAWKINS.

Pelamordedeus, Dr...falta filosofia na sua vida! Os pré-socráticos começaram a separar a religião do mito.

E tem mais: se vc ler a Veja dessa semana, vai achar uma citação de Estácio (45-96), poeta latino:

"Primus in orbe deos fecit timor": "Foi o medo que primeiro fez os deuses"

"Ele não foi o único antigo a duvidar das divindades e da imortalidade da alma. A militância anti-religiosa é tão antiga quanto a religião. O mais antigo erro que o pensamento cético costuma cometer é justamente este: supor que as religiões existem para explicar o que o homem não pode compreender racionalmente."

Esse é o ponto: dizer que AGORA a Ciência "compreende" o mundo é arrogância. RELATIVAMENTE AOS MODELOS DE CADA ÉPOCA, sempre houve compreensão racional do mundo!

E quem garante que as CONJECTURAS de hoje são Verdade? Repito a pergunta: um cachorro entende mecânica quântica? Se o homem olhar para o Universo e disser "eu entendo o Universo" ele não necessariamente teria que ser EXTERNO ao Universo???? Como ENTENDER e explicar aquilo que nos encerra? ~

Dawkins é totalitário E marxista. Um verdadeiro crente na liberdade de credo nunca diria que a religião é o caminho da ignorância ou o ópio do povo.
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Postby mends » 24 Feb 2007, 14:11

aliás, é preconceito na acepção da palavra: uma idéia formada sem reflexão.
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