caro pescador:
isso é quase budismo: Buda ensina que estamos presos não a NECESSIDADES, mas a DESEJOS. Os últimos criam as primeiras. Libertar - nos do DESEJO nos liberta da SAMSARA, o continuum cíclico de tempo que tem a PERDA por problema maior; a condição e a fatalidade humana é perder, porque nada é perene. Só que o homem sempre quer manter, tem o desejo de ou prolongar a felicidade ou apaziguar o sofrimento. Mas o conflito desejo de manter x efemeridade da vida gera angústia e sofrimento. Viver é sofrer, e , quando nos tornamos cônscios de nossos desejos e não mais seus escravos, saímos do Sistema chamado SAMSARA e nos tornamos verdadeiramente livres. Aliás, eu sempre pensei que o budismo fosse uma religião opressora por conta do carma, mas li que as ações humanas só afetam o carma quando se tem consciência plena das consequências dessas ações, ou seja, alguém que esteja pagando por ter sido "mau" em uma vida passada era livre pra escolher entre fazer algo ou não fazer. E com isso cheguei a conclusão que a doutrina espírita - não religião, pq carece duma base filosófica, é uma doutrina judaico-cristã, basicamente pq responde filosoficamente ao problema da condição humana da mesma maneira que as religiões judaico-cristãs (e mulçumana tb, acho), mas essa é uma "taxonomia" inventada na minha cabeça hoje na aula de RH, então... - é que é opressora, pq não contribui com o crescimento do ser humano, uma vez que não o responsabiliza por suas ações ou por sua condição, impõe o Destino e cerceia o livre-arbítrio, apesar de contraditoriamente não negá-lo, além de manter o egoísmo da vida ao prometer o "reencontro" com o que se deseja em outra vida.
O judeu se liberta pela Ética, o cristão pelo Amor, e aí vai variando de doutrina a dourina,o Budista pela Consciência, não falo do muçulmano pq não conheço nada de muslims (fucking muslims!), infelizmente. Acho q o Cristianismo é o caminho mais difícil, e acho o do judeu o mais conveniente pra se viver em sociedade - e quando digo que eles respondem a pergunta da condição humana do mesmo jeito - o q é a verdade e pq nos afastamos dela, e como retornar - eles respondem Deus é a Verdade, nos afastamos da Verdade pq nos afastamos de Deus e voltamos à Verdade pelo Amor (cristão) a Deus (e ao próximo, em consequência), pelo Respeito a Deus(judeus - e ao próximo, e respeito e Amor não são a mesma coisa, pq Amor é incondicional) e so on...
O que queria dizer antes dessa puta enrolada q dei na Religião, é que pra mim fica claro que ou FAZEMOS nossa vida ou EXPERIMENTAMOS uma vida; se vc trabalha q nem um cão pruma grande coorporação, entranha-se naquela "cultura" de papéis PRË DETERMINADOS, que te SUGA e te devolve dinheiro pra CONSUMO, isso tudo é uma grande MATRIX.
Pra mim, dinheiro é liberdade. Durante a maior parte da História, a Humanidade viveu em uma pobreza tão torpe que não fazia sentido discutir sofrimento, pq sofrimento é tudo o que se experimentava, como na Caverna de Platão. Sabia que o Brasil é o SEGUNDO país mais feliz do mundo? Perde pra NIGÉRIA! Aó que no Brasil, faz sentido eu e vc discurtimos escolhas e liberdade, mas isso não está DEFINIDO pra, sei lá, cinquenta por cento da população?Não dá pra discutir liberdade sem dinheiro, pq não dá pra fazer escolhas sem grana. Obviamente , $$ não é igual a felicidade, mas lele te dá a liberdade de fazer escolhas. Só que uma sociedade consumista não consegue fazer escolhas autonomas, ela so consegue DESEJAR MAIS: é um absurdo que uma criança como o Jimmy queira um celular!!!(óbvio q não dei e não deixei comprar, em a Kari).Quando se consome e se induz o consumo de todo o dinheiro q se tem, corta a liberdade do cara, gera angústia, e infelicidade. é o que acontece numa sociedade tremendamente rica, mas tremendamente infeliz, segundo eles próprios: os EUA.
Quando a gente é educado pra FAZER a vida, a gente troca a TV pela Escola, por exemplo. Só que hoje, e como pai eu experimento isso, e como politécnico a gente VIVE isso, é muito difícil vc convencer uma pessoa a trocar o prazer imediato pela preparação pra liberdade. A sociedade tá trocando FAZER A VIDA< evoluir, experimentar todo o potencial, que é o que a riqueza proporciona, por experimentar a vida, simplesmente: emburrecemos, limitamos nossas escolhas e não contestamos porra nenhuma!

E como cultuamos o prazer imediato, nãosabemos lidar com as consequências, e dá-lhe Lair Ribeiro e Mexedor de Queijo pra consertar!
"I used to be on an endless run.
Believe in miracles 'cause I'm one.
I have been blessed with the power to survive.
After all these years I'm still alive."
Joey Ramone, em uma das minhas músicas favoritas ("I Believe in Miracles")